Publicamos aqui o link para entrevista realizada com Suelma Bras de Barros, representante dos Assistentes Administrativos da ECT na luta contra o PCCS de 2008 e o Cargo Amplo.
Diante da discussão sobre o PCCS no Ministério Público do Trabalho, Suelma esteve na Fentect para entregar documentação referente a processo judicial que corre na justiça do Trabalho em Brasília, dos Assistentes Administrativos contra a ECT.
Leia abaixo mensagem enviada pela represetação dos Assistentes:
Prezada Diretoria da FENTECT, boa tarde.
Peço que intervenha junto ao Ministério Público do Trabalho informando a insatisfação dos trabalhadores da área administrativa que protocolaram requerimentos registrados em cartório manifestando tal insatisfação e que consta no processo 0825/2011.
O que não falta são provas comprobatórias de insatisfação. E os Termos de Não Aceite que foram entregues à Empresa?
É preciso que haja divulgação solicitando aos trabalhadores que apresentem a cópia da segunda via do Termo de Não Aceite protocolado na área de Gestão de Pessoas.
Para mais informações, favor consultar o processo em trâmite no Tribunal Regional do Trabalho – 10ª Região – 17ª Vara – 0825/2011.
Atenciosamente,
COMISSÃO NACIONAL DE REPRESENTAÇÃO DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
Em agosto de 2008, VANDER PEREIRA DA SILVA, lotado na Diretoria Regional de Minas Gerais - DR/MG tem a iniciativa de elaborar um abaixo assinado que circulou pela internet e todos os Assistentes Administrativos, em concordância, assinaram e entregaram à FENTECT e DIGEP.
Vander Pereira da Silva - DR/MG
De: Vander Pereira da Silva Enviada em: quarta-feira, 6 de agosto de 2008 12:29 Para: Cc:Assunto: PCCs 2008
Pessoal,
Pelo novo PCCS/2008 o cargo de Assitente Administrativo está sendo enquadrado como Agente de Correios, ou seja, no nível básico da Empresa.
Dessa forma todos os diretos que já havíamos adquirido, que seja por processo seletivo interno, que seja por concurso, vão por água abaixo.
No nível básico, ficamos impedidos de ocupar várias funções de confiança que exigem como pré-requisito o cargo de técnico, além de estagnarmos em termos salariais, uma vez, que via de regra as nossas referencias salariais (RS) já estã em nível bem avançado em relação ao nível básico.
Por esse motivo estamos elaborando um documento que será encaminhado para a área de Recursos Humanos em Brásilia, solicitando o enquadramento dos Assistentes Administrativos no nível técnico da empresa. Outras DRs, como RJ e SP estão fazendo a mesma coisa.
É bom salientar que não se trata de nenhuma ação judicial, mas uma reinvidicação justa da manutenção das conquistas que fizemos por merecer e que corremos o risco de perdê-las.
Para os colegas de Minas, que como eu, estiverem insatisfeitos com essa situação, procurem o Rildo na Agência Central para a assinatura do referido documento, quanto mais pessoas assinarem maior será a representatividade do documento.
Enviaremos o documento provavelmente na quarta feira dia 13/08/2008, portanto é bom se apressarem.
Passados trinta dias, não se ouvia falar mais nada sobre o assunto. Então a colega Suelma Braz de Barros telefonou para o local de trabalho do colega Vander Pereira da Silva e teve a notícia que este havia sofrido um acidente de automóvel.
Sensibilizada com a situação do colega e refletindo sobre o ocorrido e a iniciativa que foi interrompida de forma brusca, Suelma Braz de Barros resolve se orientar em busca de uma solução para o problema.
Em busca de uma solução para o problema, recorreu à Advogada Dra. Luisa Isaura que orientou a constituição da Comissão de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT.
Assim, se constitui a Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT formada por Eunice Soares do Nascimento e Suelma Braz de Barros, via requerimento assinado pelos Assistentes Administrativos da ECT, em âmbito nacional, entregues à Diretoria de Gestão de Pessoas da ECT.
Suelma Braz de Barros - Presidente da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT e Eunice Soares do Nascimento - Membro da Comissão
A Comissão de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT recorre à ADCAP Brasília em busca de apoio para a causa:
A Representante da Categoria Suelma Braz de Barros aceita convite do Vice-Presidente da ADCAP Brasília - Ismael Alves Justo para assumir a Assessoria de Responsabilidade Social.
Nésio Nani Reina Filho - Presidente da ADCAP Brasília (2009), Suelma Braz de Barros - Assessora para a Responsabilidade Social da ADCAP Brasília e Ismael Alves Justo - Vice-Presidente da ADCAP Brasília (2009)
Percebendo que a luta ainda continua difícil, a Representante da Categoria Suelma Braz de Barros resolve reativar as atividades da SCMM MariaMaria, realizando a Assembléia Geral, na qual foi eleita Presidenta da SCMM MariaMaria.
Ismael Alves Justo - Vice-Presidente da ADCAP-BSB (2009), Suelma Braz de Barros - Presidente da SCMM MariaMaria e Milton Lucas Mendes - Diretor Administrativo e Financeiro da ADCAP BSB (2009)
Com os votos dos Assistentes Administrativos da ECT, associados da ADCAP em âmbito nacional, a Representante da Categoria - Suelma Braz de Barros - consegue, por maioria de votos em plenária, na Assembléia Geral da ADCAP NACIONAL, aprovação para que a ADCAP NACIONAL promova uma ação judicial contra as irregularidades encontradas com a implantação do PCCS 2008:
Assembléia Geral da ADCAP NACIONAL - 2009
Em 2009 os Assistentes Administrativos da ECT percebem que a luta não é fácil e precisam se fortalecer. Suelma Braz de Barros propõe a participação na eleição da ADCAP NACIONAL e resolvem participar da chapa COMPROMISSO e UNIÃO sob a presidência de LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO e com a indicação de SUELMA BRAZ DE BARROS para compor a Diretoria.Vander Pereira da Silva negocia com Luiz Alberto Menezes Barreto a inclusão da colega Suelma na chapa.
Eleição ADCAP NACIONAL - 2010 - 2013
CHAPA ADCAP COMPROMISSO E UNIÃO GANHA A ELEIÇÃO PARA ADCAP NACIONAL
Suelma Braz de Barros, Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro, Maria Inês Capelli Fulginiti, Luiz Alberto Menezes Barreto, Jair Rodrigues de Freitas, Hamilton Antonio Lucredi e Eduardo Harb Naime (Ausente)
Com a vitória da eleição e os compromissos firmados em plataforma de campanha, a ADCAP NACIONAL contrata a advogada Dra. Luisa Isaura para ajuizar a causa aprovada em Assembléia.
Advogada Dra. Luisa Isaura e Suelma Braz de Barros - Diretora de Relações Externas da ADCAP NACIONAL
A colega Eunice Soares do Nascimento se aposentou e se afastou do trabalho da ECT. Os Assistentes Administrativos da ECT, em âmbito nacional, constituem uma nova Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT, mantendo a colega Suelma Braz de Barros como Presidenta da Comissão, por meio de requerimentos registrados em cartório, sendo estes requerimentos entregues à Justiça do Trabalho - TRT 10ª Região.
Jurandir da Silva Santos - DR/AL, Suelma Braz de Barros - AC e Nélio Libanio de Andrade - DR/RJ
E a Representante da categoria - Suelma Braz de Barros acompanhou o processo na justiça, cadastrando-se e sendo informada constantemente pelo TRT 10ª Região e indo ao TRT nos dias marcados para audiências, cumprindo com o seu compromisso com os Assistentes Administrativos, rigorosamente.
O PCCS 2008 foi implantado em 1º de agosto de 2008 e para impedir que a injustiça pudesse prevalecer, os Assistentes Administrativos permaneceram firmes com a decisão de lutar sem medir esforços, confiando e acompanhando o trabalho da representante indicada em âmbito nacional - Suelma Braz de Barros.
Sandra Regina de Mello - Representante dos Assistentes Administrativos na DR/SPM
E após tantas batalhas, esperamos que o ano de 2013 seja de vitórias para todos os trabalhadores da ECT.
PIOR DO QUE SOFRER A INJUSTIÇA, É COMETÊ-LA. (AUTOR DESCONHECIDO)
Fentect participa de audiência no MPT sobre desvio de função de servidores
A Fentect participou na tarde de terça-feira (11) de audiência no Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins, em Brasília, sobre questões relativas ao PCCS/2008. A denúncia partiu do Sintect-PI que questiona o fato da ECT utilizar os atendentes comerciais das Agências Unipessoais e de pequeno porte no serviço de distribuição de correspondências, ou seja, desempenharem a mesma função dos carteiros.
Em audiência realizada em novembro deste ano, os representantes dos trabalhadores também relataram e denunciaram a insatisfação da categoria com o atual Plano de Carreira e o descaso da ECT em negociar com a classe. Entre as reivindicações está a extinção do cargo de motorista, feita de forma unilateral pela ECT com o claro intuito de justificar a terceirização desse cargo, sem falar nos vários pontos pendentes que ela sequer discutiu com os trabalhadores.
Para a procuradora do MPT, Dra. Paula de Ávila, a junção dos cargos de carteiro, atendente comercial, OTT, motorista e assistente, todos com atribuições específicas e distintas, em um só cargo, denominado Agente de Correios (cargo amplo), burla as regras do concurso público. Ela ressalta que não compreende a assinatura do acordo que institui a criação do cargo amplo, pois não representa nenhum benefício para os trabalhadores, somente para a ECT. A procuradora afirmou ainda, que se ficasse convencida de que a maioria dos sindicatos e trabalhadores rejeita o PCCS/2008 e em especial ao cargo amplo, poderia intervir e mediar uma negociação com a ECT ou até ajuizar uma Ação Civil Pública contra o PCCS/2008.
Desse modo, a FENTECT solicita, com URGÊNCIA, aos sindicatos filiados que encaminhem à Federação, até dia 07 de janeiro de 2013, cópia da ata de assembleia ou documentos que comprovem ou não a insatisfação dos trabalhadores com o PCCS/2008 e, em especial, com o cargo amplo, para que possam consolidar os documentos e encaminhá-los à Procuradora.
Esperamos agora que a atual gestão da ECT, que se diz democrática, negocie de fato os pontos pendentes do PCCS/2008,através da mediação do MPT.
Assistentes Administrativos de João Pessoa/PB juntamente com a Presidente (DE FATO) da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT - Suelma Braz de Barros
Assistentes Administrativos da ECT se reúnem na DR/PB e incentivam a ação social da ECT "Papai Noel dos Correios" com a adoção das cartinhas enviadas pelas crianças ao Papai Noel na esperança de conseguirem o presente de seus sonhos.
Essa iniciativa dos Correios, em todo o Brasil, tem trazido à sociedade um momento mágico de solidariedade que, com a ajuda dos trabalhadores, tem conseguido promover a alegria do natal àqueles que mais necessitam.
Papai Noel dos Correios 2013
A ação social Papai Noel dos Correios é realizada pela instituição, há mais de 20 anos. O principal intuito da ação é que as crianças que escrevem para o Papai Noel, recebam a tão esperada resposta, juntamente do presente escolhido. Os presentes são enviados por ‘’padrinhos’’, que escolhem as cartinhas nas próprias unidades dos Correios, e providenciam os presentes.
Entretanto, desde 2010 o Papai Noel dos Correios atende não só as crianças da sociedade, mas também escolas e abrigos. Esta é uma forma de unificar as forças da sociedade, em prol de um bem comum: disseminar o amor ao próximo e a solidariedade.
Para participar da ação Papai Noel dos Correios, dirija-se à agencia central dos Correios de sua cidade, escolha uma das cartas disponíveis, e doe o presente. Para facilitar a escolha do presente, todas as cartinhas possuem nome, idade, e gostos pessoais das crianças.
Ser um Papai Noel dos Correios estimula não só a compaixão e solidariedade, mas alimenta o amor ao próximo e a permanência do espírito natalino no coração de nossas crianças!
Prezados Assistentes Administrativos, Segue o resultado da eleição 2012 para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis.
Vamos analisar a nossa condição para participação nos processos eleitorais. Agradeço mais uma vez a todos aqueles que depositaram sua confiança e, já que nos dispusemos a fazer o trabalho, mas não fomos eleitos, podemos acompanhar e exigir que seja feito o melhor, como se estivéssemos lá. Forte abraço,
---------- Mensagem encaminhada ---------- De: NELIO LIBANIO Data: 8 de outubro de 2012 09:32 Assunto: Para: assistentes.correios@gmail.com
Prezada Suelma, bom dia.
Por motivos particulares, somente hoje tive a condição de manifestar meu apoio a sua candidatura ao Conselho Deliberativo do Postalis nas próximas eleições.
Quero manifestar, também, a todos colegas participantes do Postalis aqui do Rio de Janeiro, em especial aos Assistentes Administrativos que a conheceram por meio da luta nacional do nosso processo que devemos destacar a sua persistência, honestidade, dignidade e acima de tudo o compromisso pela causa, que em momento algum demonstrou desânimo e/ou desvio de foco com relação a oferecimentos que surgem a líderes natos como você.
Enfim, peço a todos os colegas a nível nacional que depositem sua confiança do voto em nossa colega Suelma para nossa representante nas eleições ao Conselho Deliberativo dos Postalis.
Sei que meu pedido não é uma ordem, mas nós que formamos os assistentes administrativos, gostaríamos muito que você se candidatasse a vaga de conselho deliberativo ou fiscal do Postalis. Como todos sabemos, você tem qualidades para representar os empregados da ECT pela sua postura de luta pelos interesses dos empregados. Você levantou a bandeira dos assistentes administrativos e até o momento apresenta uma pessoa respeitada e persistente nas suas convicções. A legalidade da sua ação não nos deixa dúvida quanto à sua representatividade que causará no instituto que cuida dos interesses dos empregados da ECT. Se você foi fiel no pouco, com certeza será fiel também no muito, digo, muita responsabilidade, portanto, meu apoio será pela sua cadidatura. = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Trabalhadores da AC lotados nos Departamentos localizados no Campus da Universidade Correios e DR/BSB
Trabalhadores da AC lotados no Ed. Sede dos Correios
De: Paulo Henrique Ferreira da Silva [mailto:paulo.silva@cl.df.gov.br] Enviada em: sábado, 15 de setembro de 2012 19:21 Para: Suelma Braz de Barros Assunto: RES: RESULTADO DO JULGAMENTO DO RECURSO ORDINÁRIO RELATIVO
AO PROCESSO DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
É Dona Suelma, a Senhora tem razão.
A batalha judicial está só começando.
Realmente o Desembargador Presidente afirmou que o PCCS foi
injusto com os Assistentes. Para enfatizar tamanha injustiça aquele Magistrado,
ao falar de ‘minoria’, filosofou e até mesmo duvidou da Democracia no Estado
Brasileiro. Veja que, de acordo com o conceito popular “democracia é aceitar a
vitória da maioria sobre a minoria”, por exemplo, como ocorre nas eleições.
Ocorre que, de acordo com o Desembargador Presidente, não pode existir
Democracia quando ocorre injustiça para essa ‘minoria’. Concordo com ele.
Democracia pressupõe-se JUSTIÇA para todos.
Por outro lado, o Judiciário, mesmo estando correto e de acordo
com a lei, perdeu uma grande chance de colaborar com a Democracia. Veja que os
desembargadores reconheceram a injustiça mas não fizeram nada. A omissão
ocorreu porque eles estão mais preocupados com a FORMA do que com o CONTEÚDO.
Essa idéia fixa do Estado Juíz sobre os aspectos da formalidade (também chamada
de burocracia) em nada contribui para o desenvolvimento social da nação. Pelo
contrário. A inércia judicial ajuda a potencializar injustiças.
Por isso devemos continuar atentos. Não dá mais para ficar achando
inteligência em discursos bonitos, mas vazios de conteúdo. Se o problema é
formal, vamos fazer correções.
----------
Mensagem encaminhada ----------
De: Luisa Martins
Data: 14 de setembro de 2012 16:59
Assunto: RE: RESULTADO DO JULGAMENTO DO RECURSO ORDINÁRIO RELATIVO AO PROCESSO
DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
Para: assistentes.correios@gmail.com
Sra. Suelma,
Ótima a informação e muito boa a colocação
feita. Vamos esperar o acordão para ver as razões do julgamento. Dra. Luisa
Isaura.
Prezados Colegas Assistentes Administrativos da ECT,
Estive no local da audiência no dia 12/09/2012, às 14:00h, onde ocorreu o julgamento, acompanhada dos Advogados Dra. Luisa Isaura, Dr. Paulo Henrique Ferreira da Silva (Consultor Jurídico da SCMM MariaMaria) e Dra. Dagmar Guimarães Guerra - Assistente Administrativo da ECT.
A Dra. Luisa Isaura fez a sustentação oral (reforço do pedido de legitimação dos autores) e o Advogado da FENTECT - Dr. Bruno - também fez a sustentação oral (reforço do pedido para negar a legitimação dos autores).
Resultado do julgamento: CONHECIDO O RECURSO DO AUTOR E NÃO PROVIDO.
Ou seja, não foi aceita a minha representação e/ou da ADCAP NACIONAL para representar os Assistentes Administrativos, por ser a FENTECT a única entidade com legitimidade para representar os trabalhadores em âmbito nacional.
De qualquer forma, o nosso direito não foi julgado e, em nenhum momento ficou caracterizado que o nosso pleito não tem fundamento. Portanto, nós ainda não perdemos o nosso direito a ocupar o cargo que é compatível, certo e justo com a implantação do PCCS 2008.
Pedi autorização para liberação da gravação do julgamento para divulgação. Não foi permitida a liberação da gravação.
MINHA OPINIÃO:
A Justiça do Trabalho - TRT 10ª Região, 17ª Vara, no meu entendimento, está agindo corretamente em seu julgamento. É preciso prudência e responsabilidade, porque a Lei contempla toda a sociedade. E é atribuição da Justiça manter a ordem social. Fomos classificados como MINORIA, porque no universo de 120.000 (Cento e vinte mil) trabalhadores, não se compara a quantidade de Assistentes Administrativos a esse montante.
Mas isso não quer dizer que por ser um número considerado "insignificante" no universo de 120.000 (Cento e vinte mil), que estes trabalhadores não possam ter seu direito defendido no direito trabalhista. E nenhum Juiz falou isso em nenhum momento.
MINHA RECOMENDAÇÃO:
"Muita calma nessa hora." Ainda não esgotamos as possibilidades de ganho de causa.
A situação está sendo estudada pela Dra. Luisa Isaura a fim de encontrar outras alternativas que possibilitem a conquista do direito do trabalhador, considerado em prejuízo. O Advogado Dr. Paulo Henrique Ferreira da Silva também se colocou à disposição para colaborar com a causa dos Assistentes Administrativos da ECT.
Peço que não se desanimem e continuem trabalhando normalmente, mantendo a esperança de que a justiça prevalecerá.
Um grande abraço a todos e
CONTINUAMOS NA LUTA!!!!!
SUELMA BRAZ DE BARROS
Presidente da Comissão de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT
O processo dos Assistentes Administrativos entrou em pauta para ser julgado no dia 12/09/2012 às 14:00h.
Os interessados em conhecer, in loco, a opinião dos Magistrados que estarão julgando o processo, poderão comparecer ao TRT 10ª Região no Setor de Autarquias Sul - Brasília - DF.
Convém lembrar que o processo em curso, 0825, é de 10/06/2011.
Para ampliar, favor clicar na imagem
A Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos agradece a confiança depositada pelos colegas e agora, mais uma vez, estamos todos juntos no aguardo da decisão judicial.
Um forte abraço a todos.
COMISSÃO NACIONAL DE REPRESENTAÇÃO DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
Tendo em vista as várias matérias veiculadas pelos canais de comunicação oficiais das entidades que negociam em nome de 120.000 trabalhadores, os Assistentes Administrativos resolveram pedir a intervenção da Comissão de Ética da ECT para viabilizar uma negociação que esteja focada somente nos interesses dos trabalhadores da ECT.
Atte.,
COMISSÃO NACIONAL DE REPRESENTAÇÃO DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
LUIZ EDUARDO DÁ RISADA E PIORA PROPOSTA DA EMPRESA: “3%, 1% PARA CADA ANO NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS”
Numa provocação completa contra os trabalhadores, o ex-sindicalista Luiz Eduardo do Ceará, ao comentar a proposta que o governo fez para os servidores públicos federais, disse que a proposta da ECT poderia ser “3%, 1% para cada ano nos próximos três anos”.
A fala acompanhada de uma risada sinistra, foi feita durante a reunião com os representantes dos trabalhadores neste 20 de agosto.
É preciso dizer que a proposta do governo para os servidores é de mais de 15%, ou seja, muito mais do que os miseráveis 3% propostos pela ECT e essa proposta foi também rejeitada, não apenas pelos membros da Confederação de Servidores Federais como pela categoria que enfrenta uma ferrenha luta por suas reivindicações e contra a postura do governo de não negociar, cortar o ponto dos grevistas etc.
A risada e a chacota demonstra como a ECT trata a campanha salarial dos trabalhadores. É por isso que a empresa não quer a gravação nem a transmissão ao vivo das negociações. Nesta reunião chegaram ao ponto de propor proibir o uso de computadores para impedir a divulgação do que está sendo discutido na reunião. Luiz Eduardo se aproximou e tirou uma foto da jornalista, numa postura ameaçadora e tentando intimidar a mesma.
É por isso que foi repudiada nacionalmente a postura dos negociadores da ECT nesta data-base. Vale lembrar que este senhor é um ex-sindicalista do Ceará, membro do PCdoB, que se vendeu para a empresa em troca de um alto salário.
Estes são os negociadores da empresa. Pessoas que não tem nenhum compromisso com a melhoria das condições de vida e de trabalho dos ecetistas. Foram escolhidos pela empresa justamente por sua capacidade de cinismo e traição.
A categoria ecetista está de olho e repudia essa postura. Os trabalhadores não vão aceitar que mais esta campanha salarial seja traida por elementos pelegos como Luiz Eduardo do Ceará. A categoria está mobilizada e vai responder a altura todas essas provocações.
Nos dias 15 e 16 de agosto a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios realizou assembleias nas bases sindicais do Rio de Janeiro e São Paulo. Os trabalhadores responderam ao chamado da Fentect comparecendo às assembleias apesar das tentativas da ECT e das direções sindicais do PCdoB/CTB nos Sintect-RJ e Sintect-SP de tirarem essas bases da Campanha Salarial 2012/2013.As assembleias transcorrem sem problemas apesar também das ameaças e da agressão que o Sintect-SP promoveu na assembleia do dia 25 de julho na Praça da Sé.
Agressão que foi inclusive motivo de moção de repúdio dos trabalhadores. O que foi aprovado não apenas nestas assembleias, mas nas assembleias que ocorreram em todo o país.
Em breve aqui mais imagens da assembléia de São Paulo e um vídeo produzido pela TV Fentect durante a assembléia, com depoimentos dos trabalhadores e entrevistas com membros do Comando de Mobilização e diretores da Fentect de diferentes estados do País que participaram da organização e convocação da assembleia.
Membros do comando de negociação da Fentect fizeram um ato em frente ao Ed. Sede dos Correios, distribuindo o Jornal da Fentect e exigindo a volta das negociações, com transparência e transmição ao vivo.
Os membros do Comando Nacional de Mobilização da Campanha Salarial, representantes dos trabalhadores, fizeram um protesto na reunião de negociação dessa segunda-feira (6/8), pedindo transparência nas negociações por meio da transmissão ao vivo das reuniões para que todos os trabalhadores possam saber o que está sendo discutido.
Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegrafos
Advogado
Júlio César Borges de Resende - OAB: 8583/DF
Recorrido
Fed Nac dos Trab Em Empresas Correios Teleg e Similares
Advogado
Gustavo Teixeira Ramos - OAB: 17725/DF
Recorrido
Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos
Advogado
Ane Carolina de Medeiros Rios - OAB: 14543/DF
Andamentos
Data
Local
Andamento
04/07/2012
GABINETE DES. JOAO AMÍLCAR SILVA E SOUZA PAVAN
Conclusos os autos para julgamento (revisar)
04/07/2012
GABINETE DES. JOAO AMÍLCAR SILVA E SOUZA PAVAN
Recebidos os autos para (revisar)
04/07/2012
GABINETE DES. JOAO AMÍLCAR SILVA E SOUZA PAVAN
Remetidos os autos para Gabinete do Revisor para revisar
08/06/2012
GABINETE DES. ALEXANDRE NERY
Conclusos os autos para julgamento (relatar)
08/06/2012
GABINETE DES. ALEXANDRE NERY
Recebidos os autos para (relatar)
08/06/2012
GABINETE DES. ALEXANDRE NERY
Remetidos os autos da distribuição ao gab. relator
06/06/2012
DEPARTAMENTO DE DIST. DE PROCESSOS DO TRIBUNAL
Distribuído por sorteio
31/05/2012
DEPARTAMENTO DE DIST. DE PROCESSOS DO TRIBUNAL
Recebido pela distribuição autos ter sido emitido parecer
23/05/2012
COORDENADORIA DE CADASTRAMENTO E DISTRIB. PROCESSU
Autuado o processo
23/05/2012
COORDENADORIA DE CADASTRAMENTO E DISTRIB. PROCESSU
Recebido pela distribuição autos para autuar
23/05/2012
PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO
Entregues os autos em carga/vista a(o) Ministério Público do Trabalho para emitir parecer como custus legis
Sujeito a alterações até o final do dia
Tendo em vista o andamento do processo, a nova Direção da FENTECT, o pedido de colegas de outros cargos enquadrados juntos com os Assistentes Administrativos no PCCS 1995 e o parecer constante da Ata do dia 16/03/2012 do TRT 10ª Região, com o seguinte teor:
"Não olvida o juízo que sob o aspecto fático é razoável e legítima a atuação das autoras, que juntaram os requerimentos de centenas de empregados que alegam exercer a função de assistente administrativo/auxiliar de enfermagem, e que se mostram descontentes com o rumo das negociações coletivas envolvendo o PCCS. No entanto, no aspecto jurídico processual lhes falece legitimidade para requerer a mudança dos rumos da negociação. Incumbe-lhes promover tal discussão no âmbito interno das entidades sindicais, e por meio de tais entidades, com o empregador.",
os Assistentes Administrativos resolveram enviar carta à nova Direção da FENTECT, via Representante Nacional dos Assistentes Administrativos da ECT (DE FATO) - Sra. Suelma Braz de Barros, com proposta para apresentar em negociação do Acordo Coletivo.
José Rodrigues dos Santos Neto - Secretário-Geral LICENCIADO para participar de disputa eleitoral em Teresina - PI e Suelma Braz de Barros - Presidente da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT (DEFATO)
O Secretário-Geral LICENCIADO - Sr. JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS NETO se encontrava na FENTECT no momento da entrega da carta e pediu para avisar aos Assistentes Administrativos e aos outros colegas que o assunto estaria sendo analisado pela Direção da FENTECT para avaliar o procedimento adequado para a solução do problema apresentado.