terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RESULTADO DA LUTA DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DESDE AGOSTO DE 2008...


Suelma Braz de Barros
Presidenta da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT e

Diretora de Relações Externas da ADCAP NACIONAL


Prezados Assistentes Administrativos da ECT,


Depois de 2 anos e meio envolvida na causa dos Assistentes Administrativos da ECT, sempre com o apoio de todos, não tivemos, ainda, o resultado que esperamos, mas temos argumentos que comprovam a falha no reenquadramento do PCCS 2008 e não conseguimos entender o motivo da demora em corrigir o erro que já foi, declaradamente, reconhecido.


Independente disso, conquistamos muitos aliados, aos quais, nomeadamente, devemos registrar nossos agradecimentos e continuarmos juntos nas lutas dos trabalhadores.


A ADCAP NACIONAL sob a Presidência de Luiz Alberto Menezes Barreto, ADCAP Brasília sob a Presidência de Ismael Alves Justo, ADCAP Rio de Janeiro sob a Presidência de Raquel da Mota Souza Prado, ADCAP SPI sob a Presidência de Fábio Conde, a Associação dos Analistas de Correios sob a Presidência de Eduardo Luiz Pereira e o candidato a Governador do DF Newton Lins.



O que poderia apresentar, de concreto, ao final de 2 anos e meio analisando toda essa situação prejudicial à carreira profissional do Assistente Administrativo?


1) a declaração da Coordenadora da Comissão de Revisão do PCCS que diz que os Assistentes Administrativos foram rebaixados funcionalmente (vide documentos abaixo);


















Para ampliar, clique na imagem Para ampliar, clique na imagem

2) no evento "Frente Parlamentar em Defesa dos Correios" o Presidente do SINTECT-DF - Moysés Leme da Silva declarou que os Assistentes Administrativos tiveram as atribuições do cargo rebaixadas (vide vídeo Frente Parlamentar em Defesa dos Correios - Parte 5);




3) um avanço conquistado nas negociações entre Comissão Permanente de Relações do Trabalho e FENTECT foi o enquadramento dos empregados sem escolaridade ao cargo de Agente de Correios, para o qual se exige a escolaridade de Nível Médio. Essa é uma conquista válida, considerando que um dos objetivos da implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários é a valorização do empregado.



Dessa forma, temos atualmente a seguinte situação no cargo Agente de Correios:


- 1591 empregados com Nível Fundamental incompleto;


- 2691 empregados com Nível Fundamental completo;


- 828 empregados com Nível Médio incompleto.



E fica a pergunta para quem puder responder:


Onde ficou a valorização do cargo de Assistente Administrativo, para o qual foi exigido exame de provas e títulos?


A escolaridade e nível de conhecimento são os mesmos de Técnico de Correios. Por que os Assistentes Administrativos ficaram equiparados ao cargo para o qual se exigia o Ensino Fundamental incompleto?


4) Os sindicatos recebem uma contribuição mensal de 2% de cada associado, descontada em folha de pagamento, cabendo, ainda, ao trabalhador uma contribuição obrigatória, quando não é associado, de um dia de trabalho, no mês de março. Cadê a representação sindical desses trabalhadores que, ao depender das negociações do sindicato para defender os seus direitos, estes se encontram abandonados, tendo que recorrer a outros meios para a defesa de seus direitos?


5) O Sistema Nacional de Negociações Permanentes, até a presente data, tem contratado palestrantes sem trazer qualquer resultado proveniente de negociação.


Pela confiança depositada, não posso omitir a real situação em que se encontra o PCCS 2008. Era esperado que o erro fosse corrigido sem ter que entrar na profundidade do processo.


Temos outras situações que ficarão reservadas à apreciação judicial, porque ainda temos um processo em andamento na justiça, aguardando decisão judicial.


Caso não tenhamos mais nenhuma novidade, só me resta desejar boas festas a todos os Assistentes Administrativos da ECT e pedir que não se deixem abater por essa situação. Graças a Deus, podemos encostar nossas cabeças no travesseiro e ter bom sono, porque não conquistamos "funções" por meio de prejuízos causados a outrem.


PIOR DO QUE SOFRER A INJUSTIÇA, É COMETÊ-LA.

(AUTOR DESCONHECIDO)








Nenhum comentário:

Postar um comentário