Publicamos aqui o link para entrevista realizada com Suelma Bras de Barros, representante dos Assistentes Administrativos da ECT na luta contra o PCCS de 2008 e o Cargo Amplo.
Diante da discussão sobre o PCCS no Ministério Público do Trabalho, Suelma esteve na Fentect para entregar documentação referente a processo judicial que corre na justiça do Trabalho em Brasília, dos Assistentes Administrativos contra a ECT.
Leia abaixo mensagem enviada pela represetação dos Assistentes:
Prezada Diretoria da FENTECT, boa tarde.
Peço que intervenha junto ao Ministério Público do Trabalho informando a insatisfação dos trabalhadores da área administrativa que protocolaram requerimentos registrados em cartório manifestando tal insatisfação e que consta no processo 0825/2011.
O que não falta são provas comprobatórias de insatisfação. E os Termos de Não Aceite que foram entregues à Empresa?
É preciso que haja divulgação solicitando aos trabalhadores que apresentem a cópia da segunda via do Termo de Não Aceite protocolado na área de Gestão de Pessoas.
Para mais informações, favor consultar o processo em trâmite no Tribunal Regional do Trabalho – 10ª Região – 17ª Vara – 0825/2011.
Atenciosamente,
COMISSÃO NACIONAL DE REPRESENTAÇÃO DOS ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS DA ECT
Em agosto de 2008, VANDER PEREIRA DA SILVA, lotado na Diretoria Regional de Minas Gerais - DR/MG tem a iniciativa de elaborar um abaixo assinado que circulou pela internet e todos os Assistentes Administrativos, em concordância, assinaram e entregaram à FENTECT e DIGEP.
Vander Pereira da Silva - DR/MG
De: Vander Pereira da Silva Enviada em: quarta-feira, 6 de agosto de 2008 12:29 Para: Cc:Assunto: PCCs 2008
Pessoal,
Pelo novo PCCS/2008 o cargo de Assitente Administrativo está sendo enquadrado como Agente de Correios, ou seja, no nível básico da Empresa.
Dessa forma todos os diretos que já havíamos adquirido, que seja por processo seletivo interno, que seja por concurso, vão por água abaixo.
No nível básico, ficamos impedidos de ocupar várias funções de confiança que exigem como pré-requisito o cargo de técnico, além de estagnarmos em termos salariais, uma vez, que via de regra as nossas referencias salariais (RS) já estã em nível bem avançado em relação ao nível básico.
Por esse motivo estamos elaborando um documento que será encaminhado para a área de Recursos Humanos em Brásilia, solicitando o enquadramento dos Assistentes Administrativos no nível técnico da empresa. Outras DRs, como RJ e SP estão fazendo a mesma coisa.
É bom salientar que não se trata de nenhuma ação judicial, mas uma reinvidicação justa da manutenção das conquistas que fizemos por merecer e que corremos o risco de perdê-las.
Para os colegas de Minas, que como eu, estiverem insatisfeitos com essa situação, procurem o Rildo na Agência Central para a assinatura do referido documento, quanto mais pessoas assinarem maior será a representatividade do documento.
Enviaremos o documento provavelmente na quarta feira dia 13/08/2008, portanto é bom se apressarem.
Passados trinta dias, não se ouvia falar mais nada sobre o assunto. Então a colega Suelma Braz de Barros telefonou para o local de trabalho do colega Vander Pereira da Silva e teve a notícia que este havia sofrido um acidente de automóvel.
Sensibilizada com a situação do colega e refletindo sobre o ocorrido e a iniciativa que foi interrompida de forma brusca, Suelma Braz de Barros resolve se orientar em busca de uma solução para o problema.
Em busca de uma solução para o problema, recorreu à Advogada Dra. Luisa Isaura que orientou a constituição da Comissão de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT.
Assim, se constitui a Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT formada por Eunice Soares do Nascimento e Suelma Braz de Barros, via requerimento assinado pelos Assistentes Administrativos da ECT, em âmbito nacional, entregues à Diretoria de Gestão de Pessoas da ECT.
Suelma Braz de Barros - Presidente da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT e Eunice Soares do Nascimento - Membro da Comissão
A Comissão de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT recorre à ADCAP Brasília em busca de apoio para a causa:
A Representante da Categoria Suelma Braz de Barros aceita convite do Vice-Presidente da ADCAP Brasília - Ismael Alves Justo para assumir a Assessoria de Responsabilidade Social.
Nésio Nani Reina Filho - Presidente da ADCAP Brasília (2009), Suelma Braz de Barros - Assessora para a Responsabilidade Social da ADCAP Brasília e Ismael Alves Justo - Vice-Presidente da ADCAP Brasília (2009)
Percebendo que a luta ainda continua difícil, a Representante da Categoria Suelma Braz de Barros resolve reativar as atividades da SCMM MariaMaria, realizando a Assembléia Geral, na qual foi eleita Presidenta da SCMM MariaMaria.
Ismael Alves Justo - Vice-Presidente da ADCAP-BSB (2009), Suelma Braz de Barros - Presidente da SCMM MariaMaria e Milton Lucas Mendes - Diretor Administrativo e Financeiro da ADCAP BSB (2009)
Com os votos dos Assistentes Administrativos da ECT, associados da ADCAP em âmbito nacional, a Representante da Categoria - Suelma Braz de Barros - consegue, por maioria de votos em plenária, na Assembléia Geral da ADCAP NACIONAL, aprovação para que a ADCAP NACIONAL promova uma ação judicial contra as irregularidades encontradas com a implantação do PCCS 2008:
Assembléia Geral da ADCAP NACIONAL - 2009
Em 2009 os Assistentes Administrativos da ECT percebem que a luta não é fácil e precisam se fortalecer. Suelma Braz de Barros propõe a participação na eleição da ADCAP NACIONAL e resolvem participar da chapa COMPROMISSO e UNIÃO sob a presidência de LUIZ ALBERTO MENEZES BARRETO e com a indicação de SUELMA BRAZ DE BARROS para compor a Diretoria.Vander Pereira da Silva negocia com Luiz Alberto Menezes Barreto a inclusão da colega Suelma na chapa.
Eleição ADCAP NACIONAL - 2010 - 2013
CHAPA ADCAP COMPROMISSO E UNIÃO GANHA A ELEIÇÃO PARA ADCAP NACIONAL
Suelma Braz de Barros, Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro, Maria Inês Capelli Fulginiti, Luiz Alberto Menezes Barreto, Jair Rodrigues de Freitas, Hamilton Antonio Lucredi e Eduardo Harb Naime (Ausente)
Com a vitória da eleição e os compromissos firmados em plataforma de campanha, a ADCAP NACIONAL contrata a advogada Dra. Luisa Isaura para ajuizar a causa aprovada em Assembléia.
Advogada Dra. Luisa Isaura e Suelma Braz de Barros - Diretora de Relações Externas da ADCAP NACIONAL
A colega Eunice Soares do Nascimento se aposentou e se afastou do trabalho da ECT. Os Assistentes Administrativos da ECT, em âmbito nacional, constituem uma nova Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT, mantendo a colega Suelma Braz de Barros como Presidenta da Comissão, por meio de requerimentos registrados em cartório, sendo estes requerimentos entregues à Justiça do Trabalho - TRT 10ª Região.
Jurandir da Silva Santos - DR/AL, Suelma Braz de Barros - AC e Nélio Libanio de Andrade - DR/RJ
E a Representante da categoria - Suelma Braz de Barros acompanhou o processo na justiça, cadastrando-se e sendo informada constantemente pelo TRT 10ª Região e indo ao TRT nos dias marcados para audiências, cumprindo com o seu compromisso com os Assistentes Administrativos, rigorosamente.
O PCCS 2008 foi implantado em 1º de agosto de 2008 e para impedir que a injustiça pudesse prevalecer, os Assistentes Administrativos permaneceram firmes com a decisão de lutar sem medir esforços, confiando e acompanhando o trabalho da representante indicada em âmbito nacional - Suelma Braz de Barros.
Sandra Regina de Mello - Representante dos Assistentes Administrativos na DR/SPM
E após tantas batalhas, esperamos que o ano de 2013 seja de vitórias para todos os trabalhadores da ECT.
PIOR DO QUE SOFRER A INJUSTIÇA, É COMETÊ-LA. (AUTOR DESCONHECIDO)
Fentect participa de audiência no MPT sobre desvio de função de servidores
A Fentect participou na tarde de terça-feira (11) de audiência no Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins, em Brasília, sobre questões relativas ao PCCS/2008. A denúncia partiu do Sintect-PI que questiona o fato da ECT utilizar os atendentes comerciais das Agências Unipessoais e de pequeno porte no serviço de distribuição de correspondências, ou seja, desempenharem a mesma função dos carteiros.
Em audiência realizada em novembro deste ano, os representantes dos trabalhadores também relataram e denunciaram a insatisfação da categoria com o atual Plano de Carreira e o descaso da ECT em negociar com a classe. Entre as reivindicações está a extinção do cargo de motorista, feita de forma unilateral pela ECT com o claro intuito de justificar a terceirização desse cargo, sem falar nos vários pontos pendentes que ela sequer discutiu com os trabalhadores.
Para a procuradora do MPT, Dra. Paula de Ávila, a junção dos cargos de carteiro, atendente comercial, OTT, motorista e assistente, todos com atribuições específicas e distintas, em um só cargo, denominado Agente de Correios (cargo amplo), burla as regras do concurso público. Ela ressalta que não compreende a assinatura do acordo que institui a criação do cargo amplo, pois não representa nenhum benefício para os trabalhadores, somente para a ECT. A procuradora afirmou ainda, que se ficasse convencida de que a maioria dos sindicatos e trabalhadores rejeita o PCCS/2008 e em especial ao cargo amplo, poderia intervir e mediar uma negociação com a ECT ou até ajuizar uma Ação Civil Pública contra o PCCS/2008.
Desse modo, a FENTECT solicita, com URGÊNCIA, aos sindicatos filiados que encaminhem à Federação, até dia 07 de janeiro de 2013, cópia da ata de assembleia ou documentos que comprovem ou não a insatisfação dos trabalhadores com o PCCS/2008 e, em especial, com o cargo amplo, para que possam consolidar os documentos e encaminhá-los à Procuradora.
Esperamos agora que a atual gestão da ECT, que se diz democrática, negocie de fato os pontos pendentes do PCCS/2008,através da mediação do MPT.
Assistentes Administrativos de João Pessoa/PB juntamente com a Presidente (DE FATO) da Comissão Nacional de Representação dos Assistentes Administrativos da ECT - Suelma Braz de Barros
Assistentes Administrativos da ECT se reúnem na DR/PB e incentivam a ação social da ECT "Papai Noel dos Correios" com a adoção das cartinhas enviadas pelas crianças ao Papai Noel na esperança de conseguirem o presente de seus sonhos.
Essa iniciativa dos Correios, em todo o Brasil, tem trazido à sociedade um momento mágico de solidariedade que, com a ajuda dos trabalhadores, tem conseguido promover a alegria do natal àqueles que mais necessitam.
Papai Noel dos Correios 2013
A ação social Papai Noel dos Correios é realizada pela instituição, há mais de 20 anos. O principal intuito da ação é que as crianças que escrevem para o Papai Noel, recebam a tão esperada resposta, juntamente do presente escolhido. Os presentes são enviados por ‘’padrinhos’’, que escolhem as cartinhas nas próprias unidades dos Correios, e providenciam os presentes.
Entretanto, desde 2010 o Papai Noel dos Correios atende não só as crianças da sociedade, mas também escolas e abrigos. Esta é uma forma de unificar as forças da sociedade, em prol de um bem comum: disseminar o amor ao próximo e a solidariedade.
Para participar da ação Papai Noel dos Correios, dirija-se à agencia central dos Correios de sua cidade, escolha uma das cartas disponíveis, e doe o presente. Para facilitar a escolha do presente, todas as cartinhas possuem nome, idade, e gostos pessoais das crianças.
Ser um Papai Noel dos Correios estimula não só a compaixão e solidariedade, mas alimenta o amor ao próximo e a permanência do espírito natalino no coração de nossas crianças!
Prezados Assistentes Administrativos, Segue o resultado da eleição 2012 para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis.
Vamos analisar a nossa condição para participação nos processos eleitorais. Agradeço mais uma vez a todos aqueles que depositaram sua confiança e, já que nos dispusemos a fazer o trabalho, mas não fomos eleitos, podemos acompanhar e exigir que seja feito o melhor, como se estivéssemos lá. Forte abraço,